o que se leu num Correio da Manhã :« [...] A falta de uma UCI infantil é denunciada ao CM pelo cirurgião plástico Celso Cruzeiro, coordenador da Unidade de Queimados dos Hospitais da Universidade de Coimbra. Apesar de alertar as autoridades de saúde para o problema, não conseguiu inverter a situação. ”A inexistência de uma UCI é altamente prejudicial para as crianças, porque têm de ser tratadas nos serviços de cirurgia geral, como os adultos, sem que tenham um acompanhamento clínico multidisciplinar diferenciado, com profissionais de saúde treinados para o tratamento de crianças queimadas, porque estas requerem tratamentos especializados. É por isso que existem hospitais pediátricos.”
Não é o único problema. Além do sofrimento físico, a criança vê-se num ambiente hospitalar hostil e agressivo. “Num serviço de cirurgia geral não há um peluche nem um ambiente infantil, o que deixa marcas psicológicas profundas para toda a vida”, sublinha o cirurgião.
Celso Cruzeiro desconhece as razões por que Portugal não tem uma UCI para crianças - situação que em 2006 forçou a transferência de uma criança portuguesa para Espanha - sobretudo porque são dos grupos etários de maior risco de sofrer queimaduras graves, especialmente as que têm entre zero e quatro anos.
Celso Cruzeiro sublinha: “Até há três anos só havia uma Unidade de Queimados pediátrica em todo o País, que funcionava no Hospital D. Estefânia. Fechou há três anos para obras de remodelação. Até hoje não se sabe porque é que ainda não está remodelada e em funcionamento.”
Na opinião do cirurgião, Portugal devia ter, pelo menos, três UCI pediátricas: uma no Porto, outra em Coimbra e outra em Lisboa.
O Hospital D. Estefânia esclarece que fechou a Unidade de Queimados, em Junho de 2005, por falta de condições de segurança. Embora sem unidade, os queimados são tratados pela mesma equipa multidisciplinar. Em caso de falência de órgãos, as crianças são internadas na Unidade de Cuidados Intensivos Pediátricos, recorrendo a isolamento se for necessário. Em 2004 foram tratadas 145 crianças queimadas, no ano seguinte 101, em 2006 passou--se para 146 menores eeste ano, até Setembro, tiveram tratamento 96. »
o que não se leu no Correio da Manhã :
« Celso Cruzeiro desconhece as razões por que Portugal não tem uma UCI para crianças - situação que em 2006 forçou a transferência de uma criança portuguesa para Espanha - sobretudo porque são dos grupos etários de maior risco de sofrer queimaduras graves, especialmente as que têm entre zero e quatro anos.»
o Hospital de Dona Estefânia há várias décadas que tem uma UCIP (Unidade de Cuidados Intensivos Pediátricos) a funcionar em pleno
(e tinha uma unidade para queimados).
como é que o cirurgião entrevistado desconhece a existência dessa UCIP é um enorme "mistério" !
quanto à "situação que em 2006 forçou a transferência de uma criança portuguesa para Espanha" já se falará mais à frente.
« Celso Cruzeiro sublinha: “Até há três anos só havia uma Unidade de Queimados pediátrica em todo o País, que funcionava no Hospital D. Estefânia. Fechou há três anos para obras de remodelação. Até hoje não se sabe porque é que ainda não está remodelada e em funcionamento.” »
exacto… fechou para “remodelações” !!!...
o seu pessoal, entretanto, foi “integrado” noutros serviços – enquanto se iriam fazer as tais “remodelações”.
depois… começaram-se a formar, arbitrariamente, profissionais de outros serviços em “queimados”, o que começou a levantar suspeitas e desagrado entre o pessoal.
a isto começou-se a chamar “equipa multidisciplinar”…
(e é-o sim !... compulsivamente ! )
só mais tarde se revelou a verdade... a Unidade para Queimados encerrou e os queimados passavam a ser tratados por essa "equipa multidisciplinar" na UCIP.
ou seja, como é "hábito" em Portugal, as verdadeiras intenções foram escondidas desde o princípio, inventaram-se "desculpas" e "razões" e foi-se caminhando dissimuladamente para o fim pretendido.
quando as coisas ficam definitvas... já não há remédio, que se há-de fazer ?!?!? certo ?
o que um estratagema deste calibre faz a um ambiente de trabalho e do esforço que os profissionais fazem para que esse desagrado não passe para os doentes e familiares de nada interessa a quem está na base deste tipo de actuação !
« Na opinião do cirurgião, Portugal devia ter, pelo menos, três UCI pediátricas: uma no Porto, outra em Coimbra e outra em Lisboa. »
e o cavalheiro insistia !
EXISTE UMA UCIP NO HOSPITAL DE DONA ESTEFÂNIA !!!
porque razão, uma reportagem televisiva que abordava os “principais serviços do Hospital de Dona Estefânia” omitiu grosseiramente a existência dessa UCIP é também um grande “mistério”.
porque é que os protestos dessa unidade por ter sido IGNORADA nessa reportagem nunca tiveram nenhuma repercussão é outro “mistério”.
talvez porque a estação televisiva que fez a reportagem tivesse sido barrada por profissionais dessa UCIP quando tentava obter notícias sencionalistas passando por cima de toda a ética !?… é apenas uma ideia... apenas uma ideia.
porque é que andaram a sobrecarregar o Hospital de Santa Maria com crianças doentes que deveriam ter sido orientadas para a UCIP do Hospital de Dona Estefânia é outro “mistério” !!!
talvez que os esforços de uma médica tenham evitado que a UCIP do H.D.Estefânia tenha encerrado para… “remodelações”... e frustrado os planos de alguém.
qual é o interesse em fazer crer que não existe uma UCIP no Hospital de Dona Estefânia ?!?
« O Hospital D. Estefânia esclarece que fechou a Unidade de Queimados, em Junho de 2005, por falta de condições de segurança. Embora sem unidade, os queimados são tratados pela mesma equipa multidisciplinar. Em caso de falência de órgãos, as crianças são internadas na Unidade de Cuidados Intensivos Pediátricos, recorrendo a isolamento se for necessário. Em 2004 foram tratadas 145 crianças queimadas, no ano seguinte 101, em 2006 passou--se para 146 menores eeste ano, até Setembro, tiveram tratamento 96. »
afinal… não eram “remodelações”… eram “falta de condições de segurança”.
tanto falso nome para “ordens superiores para cortes nos custos” !...
o Hospital de Dona Estefânia tem, inclusive, uma cama automática para tratamento de grandes queimados, que se julga senão a única, das poucas existentes no país – e isto não é dito em parte alguma.
a notícia “estrondosa” da criança queimada que a "Estefânia recusou" e que foi ser tratada em Espanha, que tanta polémica levantou e que levou até o snr. Ministro a ir dar explicações à televisão... foi mais uma manobra para denegrir aquele Hospital… nada mais !
(hoje em dia... grávidas terem de ir parir a hospitais espanhóis porque lhes fecharam as maternidades em Portugal já não é "grave" nem "escandaloso" - a mudança dos tempos e das vontades é extremamente rápida neste país !!!...)
o Hospital de Dona Estefânia trata queimados com regularidade e tem uma UCI P !!!
tudo isto são manobras para sugerir que o Hospital não tem valências nem capacidades para tratar estes problemas.
com que interesse ???
de quem exactamente ???…
que cada um puxe pela cabecinha e que comece a ler nas entrelinhas.
um hospital pediátrico que não tenha estas capacidades… é obsoleto, está caduco e está pronto para ser encerrado, vendido, demolido… não é ?!?
que conveniente !!!
agrada-se a uns (que terreno enorme aquele...), "desenrrascam-se" outros com uma valente maquia em dinheiro (até se diz que para pagar o hospital novo - que intuito meritório) e que se lixe uma herança... pois aquele hospital foi oferecido a um País e a um Povo... não a um governo qualquer !
não há "mistérios" nisto !!!
De Miss Bradshaw a 31 de Janeiro de 2008 às 14:17
o maior misterio de todos,é k a minha mae teve o meu irmão no D.Estefânea e nem ela sabia da existecia da UCIP!
isto sim é grave!
mt bom texto kerido =)
De
sextrip a 1 de Fevereiro de 2008 às 12:46
(estou com pouco tempo...)
olá Miss... beijos
o meu sobrinho mais velho também nasceu na Magalhães Coutinho, a ex maternidade da Estefânia.
felizmente que a tua mãe não precisou de saber da existência da UCIP da Estefânia... pois que, para ali, só vão as crianças a necessitar de cuidados intensivos.
De Miss Bradshaw a 1 de Fevereiro de 2008 às 12:48
sim ainda bem...mas o que quis dizer,foi k ela esteve la internada uma semana e nem se deu conta da existencia desse serviço :S
isto nao é mm normal!
beijinhu
De
antiego a 31 de Janeiro de 2008 às 14:17
Boa Trip, isto é que é intervenção, sex. E muito antiego. Parabéns
De
sextrip a 1 de Fevereiro de 2008 às 12:49
infelizmente, não é para "parabenizar" AntiEgo... mas okay, um abraço.
faz-se o que se pode...
tentarei fazer mais "lá por fora".
De Maaf a 31 de Janeiro de 2008 às 17:14
Tu quando te aplicas......
É assim mesmo!
Beijo!
De
sextrip a 1 de Fevereiro de 2008 às 12:53
(estou com pouco tempo...)
olá Maaf... um grande beijo.
ainda não me apliquei !
ando só a recolher dados... por enquanto.
estou algo perplexo com a dimensão de tudo isto e com o facto de o desconhecer - tudo tem estado muito escondido e "abafado" (como convém).
De anónimo a 1 de Fevereiro de 2008 às 09:27
Impuseram a redução de horário a todos os profissionais do HDE, enfermagem, médicos, etc porque era preciso reduzir os custos do hospital. Para uma enfermeira isso significou menos 500 euros por mês num ordenado que é talvez o mais baixo no país para uma licenciatura. Nos jornais pintaram-nos como ladras do dinheiro dos contribuintes. Como se num horário de 42 horas nada se trabalhe. Como com a redução nos ordenados das enfermeiras já as contas do hospital baixaram o suficiente não se fez essa redução com os médicos. Acho que isto diz tudo. Depois quem ouve as reclamações dos utentes somos nós, que estamos no terreno e não o senhor ministro descansado no seu gabinete. Quem tem de procurar um 2º emprego para conseguir aguentar o custo de vida somos nós e não o senhor ministro. Muito tentamos nós que os doentes e suas familias não sofram consequências por aquilo que nos fizeram e continuam a fazer, mas com menos pessoas e as que ali estão a trabalhar desmotivadas é tarefa dificil. Os recibos verdes começam a abundar e não percebo que qualidade se espera de uma pessoa que hoje está, amanhã pode não estar. Gasta-se dinheiro e esforço a formar e a integrar uma pessoa que, como é compreensível, 3 meses depois vai embora porque encontrou melhor colocação. Ao governo isso não interessa. Mete-se outra pessoa que o que importa são os numeros apontarem para menos gastos. Por mais razões que tenhamos, por mais protestos que façamos, por mais que mostremos que na realidade os serviços estão a degradar-se, não nos ouvem. Somos como peões numa batalha, carne para canhão. Após mais de uma década neste hospital que adoro, numa profissão com crianças que é a minha vocação de nascença, depois de ter conhecido pessoas maravilhosas que me ensinaram muito na minha profissão, aguardo por uma melhor chance de vida noutro local. Pois estou saturada de nos fazerem a vida negra, saturada deste ambiente de cortar à faca, saturada de ser enganada conforme diz no seu post e tenho família para cuidar. No HDE impera a lei do silêncio. Toda a gente anda descontente com algo mas ninguém diz nada. Se alguém desabafa qualquer coisa são os próprios colegas que lhe dizem para se calar, que não adianta refilar. Não sei se alguém que leia isto percebe o que é ter uma profissão de stress num ambiente assim. A dr. Ana Jorge foi uma profissional fantástica neste hospital mas quando li que ela concorda com as reformas e que nada vai mudar apertou-se-me o coração. Receio bem que também na política haja essa lei de silêncio. Se quiser ser ministra vai ter de fazer como manda o chefe e lamento isso profundamente. Por aquilo que aqui leio e apesar da falta de pormenores, o senhor ou é um colega ou conhece alguém do HDE. Não importará, apenas quero agradecer. Agradecer a si e a todos os outros que apenas movidos pelo respeito ao HDE têm contribuido para a campanha a favor dele e contra as pessoas que apenas o desejam destruir. Um muito obrigado a todos vós.
De
sextrip a 1 de Fevereiro de 2008 às 12:57
(estou com pouco tempo...)
voltarei ao seu comentário quando puder e for mais oportuno.
apenas um esclarecimento.
não sou colega... sim, conheço uma pessoa que lá (aí) trabalha e que me tem vindo a contar várias situações.
é junto dessa pessoa que tentarei dar outro tipo de contributos até que a associação esteja de pé...
De MissMe a 1 de Fevereiro de 2008 às 09:41
Já sabes a minha opinião sobre isto, mas vou deixar aqui também:
É mais uma tentativa de retalhar o património de um povo.
É mais uma tentativa para mostrarem que somos parvos...
Há que provar o contrário.
Beijo grande.
De
sextrip a 1 de Fevereiro de 2008 às 13:03
(estou com pouco tempo...)
olá MissMe... um beijo.
acerca desse retalhar do património colocarei em breve um novo artigo com mais uma iniciativa que pode dar resultados inesperados.
« Há que provar o contrário. »
esta é uma luta a sério ! não é daquelas "coisinhas anti tabaco", por exemplo.
assim haja tanto fulgor nisto...
(não... não estou a ser cínico...)
De lingu@do a 1 de Fevereiro de 2008 às 09:58
O SOCRATES SÓ DESTROI.
O SOCRATES FECHA, PROIBE, REPRIME.
O SOCRATES POE IDIOTAS A FAZER AS COISAS PARA DEPOIS TER IDIOTAS A QUEM DEITAR AS CULPAS DELE.
O CORREIA CAMPOS FOI O IDIOTA QUE FEZ TUDO O QUE SOCRATES DISSE PARA FAZER E AGORA É O CULPADO.
OS NOVOS VÃO SER O MESMO.
QUEM SE LIXA É O MEXILHÃO.
De Maaf a 1 de Fevereiro de 2008 às 11:47
Podes crer!!!
De
sextrip a 1 de Fevereiro de 2008 às 13:06
chamas "idiotas"... eu chamo "medíocres"... vai dar no mesmo.
infelizmente para este país... estamos de acordo.
sejamos ecológicos... salvemos o mexilhão.
De MissMe a 1 de Fevereiro de 2008 às 10:15
Um "aparte":
O rei D. Pedro V (1837-1861), fundador deste hospital, talvez devido ao curtissimo reinado, é bastante ignorado.
Na minha opinião, se os nossos actuais governantes tivessem 1/5 da inteligência, visão, bondade, abnegação, amor ao próximo, respeito pelo povo e vontade de proporcionar o melhor a um país; que este homem tinha, acredito que Portugal estaria bem melhor.
Bastaria 1/5.
De Maaf a 1 de Fevereiro de 2008 às 11:51
É por essas e por outras que sou da opinião de que deveriamos ser um país regido pela monarquia...
Por muito numerosa que fosse a famila, só tinhamos que manter uma familia... assim anda metade do pais a manter a outra metade...
De MissMe a 1 de Fevereiro de 2008 às 13:53
Eu cá ainda vou arriscando as minhas preferencias na Republica... é que, com a nossa sorte, ainda nos tocava uma familia real como a dos britanicos, em que casam, divorciam e voltam a casar... e ainda teriamos de sustentar as noras, as ex-noras, os actuais das ex-noras e os primos deles até à 5ª geração!
Chiça!
Ainda era pior!
Lol.
De Maaf a 1 de Fevereiro de 2008 às 15:29
Isso já acontece aqui!!!
Os politicos levam a massa toda.,..
De
sextrip a 1 de Fevereiro de 2008 às 13:16
(estou com pouco tempo...)
resta saber se este povo vai deixar que se destrua esse legado.
para salvar casas de espectáculo (e nada contra isso) houve quem se acorrentasse às portas... espero que agora se saiba, por um lado, não se chegar a tal, por outro lado, a fazê-lo caso seja necessário.
agora... "com licença"... vou escrever um mail a uma senhora chamada Helena Roseta, para tentar perceber se... a campanha que fez à porta do hospital era a favor dele ou da sua candidatura à C.M.L. .
De MissMe a 1 de Fevereiro de 2008 às 15:26
Depois conta se "percebeste"...
mas tenho um "feeling" que até sei a resposta...
Beijos.
De
sextrip a 3 de Fevereiro de 2008 às 19:16
os meus "feelings" estão de parte nesta questão... lol.
o mail foi enviado... é razoável, pertinente. desapaixonado mas educado e não diz respeito à "minha pessoa" (como é óbvio).
agora... aguardo uma resposta que acho ser, senão exigível, pelo menos compreensível.
ainda é cedo... 48 horas não são nada.
em política existem (pelo menos) dois tipos de aliados: os motivados por interesses mútuos e os com que podes mesmo contar, sempre...
mas importa perceber quem são uns e quem são os outros.
De MissMe a 4 de Fevereiro de 2008 às 00:21
Peço desculpa, mas não fazia ideia que "os com que podes mesmo contar, sempre..." alguma vez tivessem escolhido uma carreira politica...
Ando pouco atenta mesmo.
;)
De
sextrip a 4 de Fevereiro de 2008 às 11:59
não escolheram... não estás enganada.
normalmente... "operam" à margem dela.
e acredita que, muita vez, fazem grande diferença.
(mas... não falemos nisso... podem andar criancinhas aqui pelo blogue)
De MissMe a 4 de Fevereiro de 2008 às 12:20
Tens razão, é melhor não falar nisso... é uma parafilia demasiado violenta e poderia ferir certas "ingenuidades"...
E, por falar nisso...
Politicofilia... acho que a englobaria na classe das "mais frequentes", que achas?
;)
De Maaf a 1 de Fevereiro de 2008 às 15:30
"houve quem se acorrentasse às portas..."
o meu querido Pedro Abrunhosa!!!! Foi tão lindo da parte dele!
De
sextrip a 3 de Fevereiro de 2008 às 19:20
ouvi dizer que os D-zert se ofereceram para o mesmo, mas... parece que alguém levantou a questão (pertinente, acho) que, daqui a uns anos, ainda estarem umas ossadas acorrentadas ao gradeamento do Hospital da Estefânia dava "mau aspecto"...
foi o que ouvi dizer...
De
sextrip a 3 de Fevereiro de 2008 às 19:30
vocês desculpem lá mas... ainda que um rei "dê jeito" (assim para mandar calar uns ditadorezecos na ONU e tal...) , não alinho em monarquias.
por acaso até simpatizo com o tal D. Duarte mas... deixemos as coisas assim.
De MissMe a 3 de Fevereiro de 2008 às 23:24
Pois é.
Esse "porque no te callas?" dava um jeitão para certas ocasiões... mas enfim, há que "aguentar los".
:)
Beijos.
De
sextrip a 4 de Fevereiro de 2008 às 12:00
ahhh pois davam, davam !...
De anonimo a 1 de Fevereiro de 2008 às 17:01
Um site de parafilias a fazer campanha politica.
Pobre portugal que vais de mal a pior.
De
sextrip a 3 de Fevereiro de 2008 às 19:21
« Pobre portugal que vais de mal a pior. »
bem me queria parecer que o meu blogue era culpado de alguma coisa...
De :)) :)) :)) a 2 de Fevereiro de 2008 às 19:49
Caro Sextreta
O menino devia ficar pelas gabarolisses das suas aventuas sexuais com as suas amiguxas e deixar as campanhas a favor das coisas que não entende.
Que lógica tem um blog sexual ainda para mais de preversões andar a fazer este tipo de posts?
Será que o meu amigo está esgotado de tretas sexuais e agora precisa disto para ter se fazer notado ou é mais um dos seus heroismos?
Ficou assim tão despeitado com a TAMPA foi? lol
De
sextrip a 3 de Fevereiro de 2008 às 19:25
apanhas-te-me !!!!
é isso mesmo...
De helenacanhoto8@gmail.com a 18 de Fevereiro de 2008 às 23:29
Como funcionaria desta instituiçao vejo deixar o meu voto e dizer que e inadmicivel fechar esta instuiçao que nos foi oferecida para que as crianças deste pais podessem ter os cuidados necessarios a sua recuperaçao visto ser um hospital pediatrico que acolhe crianças de todo o pais , visto nos restantes hospitais nao existirem meios para tratar determinadas patologias .
E inadmicivel que nossos governantes apelem aos fins lucrativos que podem advir ao fechar esta nossa querida instituiçao e ponhom em segundo plano a saude eo bem estar de nossas crincinhas .
Para todos os que participom nesta campanha contra o fecho do nosso hospital deixo um ; BEM HAJA
Vamos lutar para o bem de todos os nosso pequenos hutententes e seus familiares.
Comentar post